Representantes de Benjamin Constant do Sul participaram, na quarta-feira (25), do II Seminário Regional de Educação Fiscal, realizado no Clube Uassari, em Itatiba do Sul. O evento reuniu gestores públicos, educadores, servidores e lideranças da região para promover o intercâmbio de experiências e o fortalecimento das ações voltadas à educação fiscal e à cidadania.
Representando o município estiveram Marcelino Lorenzon, Adriane Lolatto e Matheus Garcia Gracioli, pela Secretaria Municipal de Administração, além da professora Raquel Capellari, que acompanharam a programação e as discussões sobre temas ligados à educação fiscal, à conscientização da população e à gestão pública.
A programação teve início com a recepção dos participantes, seguida da abertura oficial e de um momento cultural. Na sequência, o auditor-fiscal da Receita Estadual e Delegado Adjunto da 5ª Delegacia da Receita Estadual de Passo Fundo, Rogério Biondo, ministrou palestra sobre Educação Fiscal e Nota Fiscal Gaúcha, destacando a importância da participação da sociedade na emissão de notas fiscais e na compreensão da função social dos tributos.
O seminário também contou com a apresentação de boas práticas desenvolvidas pelos municípios da região. O município de Barão de Cotegipe apresentou o projeto "Cidadão Fiscal na Escola", enquanto Itatiba do Sul compartilhou o projeto "Cidadania em Foco – O Valor do Imposto no Meu Município", evidenciando experiências voltadas à conscientização dos estudantes sobre cidadania e educação fiscal.
Outro destaque da programação foi a palestra do auditor-fiscal da Receita Estadual Eduardo da Cruz Vieira, que abordou os impactos, desafios e oportunidades da Reforma Tributária para os municípios e para a administração pública.
Durante o evento, também foram realizadas apresentações dos alunos envolvidos nos projetos de educação fiscal, demonstrando os resultados das atividades desenvolvidas nas escolas e incentivando a formação de cidadãos mais conscientes sobre a importância dos tributos e da correta aplicação dos recursos públicos.
O seminário foi encerrado por volta do meio-dia com o sorteio do Programa Nota Premiada do Município de Itatiba do Sul, concluindo uma manhã de aprendizado, troca de experiências e fortalecimento das políticas públicas voltadas à educação fiscal.
A participação da delegação de Benjamin Constant do Sul reforça o compromisso da Administração Municipal com a qualificação dos servidores e profissionais da educação, buscando ampliar o conhecimento e incentivar ações que fortaleçam a cidadania fiscal e a conscientização da comunidade sobre a importância dos tributos para o desenvolvimento dos serviços públicos.
-- Por: Jornalista - Silmar Luiz Biscaro
ASSCOM - Benjamin Constant do Sul - RS - #benjaminconstantdosul
www.benjaminconstantdosul.rs.gov.br
www.facebook.com/benjaminconstantdosul
www.instagram.com/benjaminconstantdosu