A nossa Cidade


            O município de Benjamin Constant do Sul está localizado na região Sul do Brasil, ao norte do Estado do Rio Grande do Sul, na microregião do Alto Uruguai. (figura nº 1)

Fig.1
           
            O Município abrange uma área de 128,5 km², situando-se entre as coordenadas geográficas aproximadas de – 27° 30’ 36” S  e 52°  35’52” W. Está a uma altitude de 675m em relação ao nível do mar. Confronta-se ao norte com os municípios de Erval Grande e Faxinalzinho, ao sul com o município de São Valentim e a oeste com o município de Entre Rios do Sul, conforme figura nº 2. 

  

Fig. 2

  

            Cerca de 1927 Ricardo Ducatti foi morar em Lageado Grande, atualmente Linha Paulo Frontin. Chegando lá já se encontravam as famílias Paulo Ferreira, Gabriel Bia, Florenço Torres, Maria Almeida e outros. Por volta de 1930, instalou-se um comércio e, a partir dai, surgiu a primeira igreja e escola. Isto em razão de que passava pelo local a atual estrada principal que liga o município de Benjamin Constant do Sul aos demais da região do Alto Uruguai. Por volta de 1929, chegaram às primeiras famílias que se estabeleceram próximas a atual sede da cidade, entre elas estavam Zaffari, Zanandréia, Lazzari, Lolatto, Rampanelli, Tura, Gaboardi, Grazioli, vindas principalmente de Guaporé, Bento Gonçalves, Caxias do Sul e outros municípios da Serra Gaúcha, sendo que, em 1963,  a estrada principal que passava pelo Paulo Frontim  foi transferida aonde passa atualmente. Os povos indígenas também habitavam os territórios das atuais reservas indígenas Kaingang e Guarani, convivendo com as comunidades locais.
             Abriram clareiras na floresta que futuramente transformou-se em picadas para o transporte de produtos e mantimentos em lombos de mulas. Estas picadas foram transformando-se em estradas de chão batido.
            Em 1935, já era uma pequena vila e em 1959 passou a condição de distrito de São Valentim. Aos poucos foi tomando características urbanas, com instalação do comércio, paróquia e escolas.
            O município de Benjamin Constant do Sul foi criado em 29 de dezembro de 1995, pela Lei Estadual nº 10.645, emancipando-se na mesma data.
            O último senso populacional realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) apurou um total de 2.307 habitantes. Quanto às etnias, a população é constituída por indígenas guaranis e kaingangs, descendentes de italianos, alemães, poloneses e negros.
            A área do município é de 131,995 km². O minifúndio predomina, a média das propriedades agrícolas é de 20 hectares, sendo que 95% destas propriedades são exploradas em regime de economia familiar.
            A atividade econômica predominante no município está baseada na agricultura e na pecuária, seguindo-se após o comércio, a prestação de serviços e indústria. A agricultura familiar é o suporte econômico do município, amparada pelo poder público municipal, que busca através de incentivo e equipamentos organizar as propriedades rurais para melhorar o aproveitamento do solo e em consequência, obter maior produtividade.

Figura 3: Foto da sede do município de Benjamin Constant do Sul/RS

Fonte: Prefeitura Municipal de Benjamin Constant do Sul



acesso rápido