Encontros contaram com pintura de toalhas, roda de conversa sobre prevenção ao suicídio e entrega de mimos temáticos em oito localidades de Benjamin Constant do Sul
Durante o mês de setembro, diversas atividades foram realizadas com os grupos de mulheres do município de Benjamin Constant do Sul, através do Projeto Florescer. A programação contou com pintura em toalhas, rodas de conversa e entrega de mimos alusivos à campanha Setembro Amarelo.
A iniciativa envolveu encontros em oito localidades diferentes do município, incluindo a Reserva Indígena Votouro, Linha São Brás, Reserva Indígena Guarani, Vila Palmeira, Linha Framento, Linha Santa Lúcia, Zananadréa e Barra Seca D’Agostini, além da Sede do Cras. Ao todo, 89 mulheres participaram das atividades.
Durante os encontros, além da pintura de toalhas como atividade terapêutica e de integração, foi promovida uma roda de conversa conduzida pela psicóloga da rede municipal Indiana Framento, abordando o tema do Setembro Amarelo, com foco na prevenção ao suicídio e na importância do cuidado com a saúde mental.
Para simbolizar o momento e reforçar a mensagem da campanha, cada participante recebeu um mimo: um ímã de geladeira personalizado com a temática do Setembro Amarelo.
A ação é vinculada ao Projeto Florescer, que desenvolve atividades voltadas ao fortalecimento de vínculos e valorização das mulheres no município, promovido pela administração municipal por meio da Secretaria de Assistência Social.
-- Por: Jornalista -Silmar Luiz Biscaro
ASSCOM - Benjamin Constant do Sul - RS