A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPEDEC) se reuniu na manhã de segunda-feira dia 11/02/2025 com o Executivo municipal, Emater, ASCAR e algumas Secretarias Municipais com o intuito de avaliar a situação da estiagem no município de Benjamin Constat do Sul.
Trata-se de uma reunião prévia, de antecipação e de averiguação dos fatos que tendem a se acentuar devido à a estiagem que se consolida gradativamente.
A Coordenadoria Municipal da COMPEDEC esclareceu primeiramente aspectos de natureza técnica sobre os procedimentos para que haja o ato de decretação de situação de emergência no município. É necessário esclarecer que para comprovar a existência e dificuldades, há necessidade de haver laudos técnicos, demonstrando a capacidade de que resposta do município está afetada e que é necessário apoio do Estado e da União. Estes laudos obrigatórios embasam o Decreto de Situação de Emergência do Executivo Municipal.
É importante que a população saiba que não são somente perdas agrícolas que devem ser laudados. Há necessidade de haver obrigatoriamente vários laudos: laudo social emitido pela Assistência Social do município; laudo de prejuízos públicos emitido pela Secretaria de Obras e/ou Engenharia Civil; laudo ambiental emitido pela Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente; laudo de prejuízos agropecuários emitido pela EMATER (dados dos prejuízos nas lavouras) dentre outros, caso seja necessário.
Após a exposição Do Coordenador Airton Francheschi as Secretarias relataram os problemas já enfrentados de cada setor. Além das perdas agrícolas existe o aspecto abastecimento de água para as propriedades.
Para o Vice – Prefeito Marcio Capellari, “A estiagem esta afetando já nesta fase 50% das produções de soja, e os danos são progressivos.”
Cabendo ao poder público, fazer sua parte, para o melhor do munícipes.